segunda-feira, 9 de julho de 2012

Orixás

          Dia úmido aqui em Paraty, caminho com a minha mãe e meu irmão até a Casa Sesc. Olhamos a programação. Ela é boa, mas o que queremos ver é a belíssima dança dos Orixás.
          Sim, Orixás são são os magníficos deuses  da África que segundo os africanos protegem e desprotegem  os merecidos e desmerecidos.
            Oxum, Atotô, Iemanjá, Ogum e Oxossi são alguns deles.
             O mais engraçado foi Xangô, que estava dançando com fogo e acabou incendiando sua roupa que era de palha, ou seja, era altamente inflamável.
             A mais bela de todas era Oxum, a deusa mais graciosa que eu já vi em todos os meus dez anos de vida (eu já vi muitos deuses e deusas).
             Bom, pessoal, se eu for contar tudo eu acho que eu ficarei escrevendo até amanhã, mas estou tentando mostrar que foi incrível.
         

4 comentários:

  1. Lui,

    quando quiser bater um papo sobre as mamis e papis não esquece de me convidar, tá? Adoro!!!!

    Bjocas

    Tati

    ResponderExcluir
  2. Querida Lui,

    Aqui quem fala é a Mariana, amiga de muuuuuuuuito tempo do seu pai e da sua mãe. E, claro, sua amiga também - embora você não deva se lembrar de mim, pois faz um tempão que não nos encontramos.

    Escrevo esta cartinha para dizer que adorei seu blog. Sabe, eu também acho interessantíssima a história dos orixás - por meio dela, somos capazes de entender um bom pedaço da história do Brasil. Que, afinal de contas, é nossa história também.

    Lui, quando puder, conte mais das coisas que você gostou na viagem a Parati. Estou louca para saber!

    Um beijo bem grande, com carinho e saudades,

    Mari.

    PS: eu também acho Oxum a mais linda de todas. Você sabia que ela é quem protege as crianças e os bebezinhos?

    ResponderExcluir
  3. Dona LuiLui...

    Acho tão bonito isso...

    Colhi um videozim do "Mamãe Oxum" na voz do Zeca Baleiro.

    O Leonel e o Marco cantam esta pra eu dormir!!!

    "Eu vi mamãe oxum na cachoeira
    Sentada na beira do rio
    Colhendo lírio lirulê
    Colhendo lírio lirulá
    Colhendo lírio
    Pra enfeitar o seu congá
    Ê areia do mar que o céu serena
    Ê areia do mar que o céu serenou
    Na areia do mar mar é areia
    Maré cheia ê mar marejou"

    Lindo, né?

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de colocar o vidozim...

    http://www.youtube.com/watch?v=RbgXEmtMJys

    Beijo!

    ResponderExcluir