sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A escravidão e o Apartheid

             
Fonte - Portal do Brasil

           Ontem, dia 2 de agosto, eu e meus amigos fizemos um estudo aprofundado sobre a escravidão. Isso aconteceu muito com os negros africanos. Descobrimos então que eles foram explorados e muito maltratados. Vinham para o Brasil como escravos e eram vendidos no mercado, como animais.
             Nos Estados Unidos, também houve a época de escravidão e, mais tarde, quando os negros ainda eram excluídos, dois grandes líderes dessa luta foram Martin Luther King e Rosa Parks.
             Na África do Sul não houve período de escravidão, mas houve coisa pior: o Apartheid, que foi um conjunto de leis que discriminavam os negros e proibiam que eles fossem a locais públicos onde os brancos iam. Não podiam estudar nas mesmas escolas, frequentar os mesmos restaurantes, usar os mesmos banheiros, pegar os mesmos ônibus...
            Nelson Mandela foi condenado à prisão perpétua por discordar e lutar contra o Apartheid. Como o presidente branco estava sendo muito criticado, Mandela, 30 anos depois, foi solto. Em 1994, Mandela  foi eleito presidente da África do Sul.
              No dia 18 de julho, o nosso herói fez 94 anos e está feliz por ter conseguido os direitos dos negros. Ainda há muito a fazer. Mas se tivermos Mandela como exemplo veremos que tudo é possível.
             A escravidão e o Apartheid são horríveis, pois os negros são discriminados e maltratados, apenas por conta da cor de sua pele. Vamos nos unir e combater isso.   

Um comentário:

  1. Vamos, sim, Lui.

    Sabe, ao assistir aos Jogos Olímpicos, eu sempre me lembro do Apartheid. Você já reparou que, em algumas modalidades, não há nenhum negro representando a Africa do Sul? Ontem, na natação, todos os nadadores deste país eram brancos. Por que nenhum negro conseguiu treinar natação lá? Fiquei indignada.

    Um beijo, querida, com carinho.

    Mariana.

    ResponderExcluir