terça-feira, 28 de agosto de 2012

Descobrindo o café

         
No dia 23 de agosto de 2012, eu e meus colegas da escola fomos visitar a fazenda de café Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí. No ônibus estávamos todos como pilhas, ansiosos para fotografar e registrar tudo que pudéssemos.
           Chegando lá, fomos recebidos com um delicioso café da manhã. Depois de nos reabastecermos, começaram as aventuras. O primeiro local que visitamos foi a casa dos imigrantes, lá havia uma horta e o banheiro era um buraco no chão.
             Vimos também o processo de beneficiamento do café, como o café chegou ao Brasil, entre muitas outras coisas. O primeiro proprietário da fazenda foi Francisco José da Conceição, também podendo ser chamado de Barão da Serra Negra.
               Essa fazenda teve aproximadamente 120 escravos. E na hora de entrar na senzala... Eu congelei, pensava em tudo que havia acontecido lá : mortes, castigos, tristeza, solidão. Por outro lado não podia desperdiçar aquela chance. Fiquei perplexa ao descobrir que no cômodo acima da senzala havia dormido nada mais nada menos do que a princesa Isabel. Também foi muito legal descobrir que a senzala está sendo utilizada para uma escavação arqueológica.
            Ficamos todos boquiabertos ao descobrir que havia sido construída uma capela dentro da fazenda para os imigrantes italianos, que eram muito católicos. Ah, se quiser uma lembrancinha, nada melhor do que o próprio café da fazenda, que é uma delícia. Cada saquinho custa seis reais.
        É uma boa dica para quem quer se divertir e conhecer um pouco mais sobre a história brasileira.

8 comentários:

  1. Digníssima senhorita, estou com muita inveja de você. Queria muito ter ido a essa fazenda e tomado o cafezinho e o cafezão de lá. Vamos juntas um dia? Você me mostra a casa dos imigrantes? Somos m pouco italianas, acho que o coração vai bater mais forte. Na senzala, quero que você segure a minha mão, porque também somos um pouco negras e o coração vai apertar. Adorei seu relato de viagem! Beijos de café.

    ResponderExcluir
  2. Mamão, a história da fazenda é bem interessante. Já ouviu falar da cidade de Bananal, no interior de SP? A cidade foi tão rica por causa do café que teve até moeda própria!!! O dinheiro que era impresso na cidade. Lá tem fazendas interessantes para a visita... as coisas tristes das senzalas e etc... e dá para visitar. Convence o seu pai e a sua mãe e vamos marcar de ir num final de semana com os Amarais...

    E tem o restaurante de Dona Licéia... menina... cousa doutro mundo!!!

    Que bom te ver escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. Lui, você trouxe um cafezinho para seu tio? Quando eu for à sua casa, quero provar, hein. E, pergunte para seu pai quem é, na verdade, o Barão de Serra Negra. Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Luiza,
    Uma fazenda de café é muito legal mesmo e eu tive o privilégio de passar minha infância em uma. Tenho muitas lembranças de quando tinha sua idade, tais como apostar corrida à cavalo no cafezal, que era muito legal pois os pés são plantados um do lado do outro, em fila, formando no meio verdadeiras pistas de corrida; chupar a semente de café quando ela já está vermelhinha (e fazer guerra de caroços com os meus irmãos é claro né....), procurar Felipe e Teresa, vc sabe o que é isso? É quando o grão de café nasce duplo, grudadinho, aí é Felipe e quando nasce triplo, três grãos grudadinhos, aí é Teresa....e segundo o dito popular, eles dão sorte....que mais, ver o café secar no terreirão, você deve ter visto um terreno grande, de tijolos, pois na época não tinha cimento né, que era onde secavam o café no sol....então, muitas vezes, depois que o café estava seco, eles faziam um morrão de café e de novo, era momento da bagunça com meus irmãos, quando pulávamos nesses morros de café e espalhávamos tudo.....claro que vinha uma bronca depois....!muitas boas lembranças, que qualquer dia podemos conversar mais sobre isso, sobre a escravidão como bem citou no seu texto e um monte de outras coisas. Adorei o seu texto que me trouxe tantas lembranças boas como essas que te contei...parabéns Luiza, continue essa excelente narradora de vida e mundo que tem demonstrado ser com essas histórias que tem contado aqui,
    Bjos do Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Lu, esta muito legal a sua historia! Contenteza você quer ir de novo tomar aquele café delicioso né ? Adorei o se blog.bj Julia V 4 ano A colégio pentágono perdizes.

    ResponderExcluir
  6. Lu, amei mesmo o seu blog! Eu também tenho um chamado Travessuras da Laurinha! parabéns continue assim,
    beijos monstruosos,
    Laura C. 4ano A Colégio Pentágono perdizes

    ResponderExcluir
  7. Lu!
    Te conheço deis de pequena e posso jurar que não existe pessoa tão incrivel e talentosa quanto você! Não ligue pelo oque os outros falem,siga o seu coração e eu posso confirmar que você vai longe!
    bjs da sua bffff clara m

    ResponderExcluir
  8. LUIZA!!!!!!!!!!!! ameiseu blog! bjs

    ResponderExcluir